top of page

Diário de atividades - 4

  • Foto do escritor: Cintia Prieto
    Cintia Prieto
  • 27 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Eu nunca havia parado pra pensar no significado de rituais e de como eles transmitem o conhecimento sobre a organização da vida em sociedade porque sempre os enxerguei como algo voltado à religiosidade. Refletindo sobre esse conceito tão presente no nosso dia a dia, uma vez que ritual é uma ação repetitiva e reiterada, elaborei um mapa mental sobre os principais rituais individuais e coletivos que eu pratico.



Separei o mapa mental em duas grandes categoriais cada qual com duas subcategorias. A primeira é sobre os rituais coletivos que mais estão presentes no meu cotidiano. Os inconscientes diz respeito as heranças culturais (como comemorar as festas anuais e frequentar mensalmente a igreja) e os hábitos que já estão enraizados na minha rotina (almoçar todo domingo na casa da avó do meu namorado). No que diz respeito aos rituais coletivos conscientes que pratico, destaco o almoçar com meus amigos todos os dias na universidade e pegar o transporte público. No outro lado do mapa mental, escrevi meus rituais individuais conscientes como lavar a louça conforme a escala estabelecida do mês: eu e meus três irmãos revezamos os dias de lavar o jantar durante o mês inteiro. Fazer a unha toda sexta feira é um hábito que eu tenho há bastante tempo e que eu faço feliz e consciente. Por fim, destaco os rituais individuais inconscientes os quais todos são de herança cultural e familiar. Todos eles são ações que pratico sempre, e em cada um, possuo uma performance diferente, um comportamento expressivo distinto. Por exemplo, no ambiente religioso, assumo uma postura mais respeitosa e reflexiva enquanto num ambiente com pessoas íntimas, posso agir de modo mais descontraído.

Todos temos eventos especiais que exigem diversas ações que devemos fazer e isso varia de cultura para cultura. Os rituais sempre existiram e a performance os transforma ao longo do tempo, tornando-os mais adequados a cada época. Temos a escolha de mudar rituais ou os manter, e conforme adquirimos maturidade e senso social é possível ponderar e interferir nos rituais que estão presentes em nossa vida e que não condizem com os nossos princípios.

Comments


© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page