Diário de atividades - 6
- Cintia Prieto
- 10 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
O conceito de família pode ser explicado como a união de pessoas que cuidam uns dos outros podendo ser criada por vínculos afetivos, consanguíneos ou de solidariedade. Por muito tempo, o casamento teve seu significado integrado com o de família e na nossa sociedade, o vínculo afetivo é o mais importante para um casamento (união entre pessoas) ser reconhecido legalmente. Entretanto o capitalismo quebrou a ideia de que eles são laços indissolúveis. Desde 2011, as pessoas optam por uma união estável ou uma união civil sem que haja casamento e nenhuma comemoração religiosa para validar essa união.
A família na qual eu pertenço é a do tipo nuclear (tradicional). Meus pais se casaram na igreja, tiveram eu e meus três irmãos e nós moramos juntos desde então. A configuração familiar dos meus antepassados foi em sua maioria do tipo nuclear e nunca existiu uma família homoafetiva. A família é o primeiro lugar da sociedade onde interagimos e formamos nossa identidade, nosso sentido de pertencimento a grupos e localização. Desde cedo fui inserida em rituais herdados culturalmente , como o fato de comemorar as festas religiosas (páscoa e natal), de frequentar a igreja que meus pais são membros e de praticar hábitos no dia a dia que com o tempo se tornam inconscientes.
Existem diversas configurações familiares na nossa sociedade além da qual eu pertenço e elas estão exemplificadas no mapa mental abaixo.

Atualmente, a família nuclear não é a configuração mais presente no Brasil nem no mundo. A maioria das culturas humanas possui uma visão familiar poligâmica, sendo que a forma mais comum é o homem que possui diversas mulheres e famílias. Existe ainda outro tipo de configuração familiar, a que diz respeito as pessoas que não desejam constituir família. Nós somos livres para escolher a configuração familiar com que mais nos identificamos e é primordial respeitar as diferenças presentes na nossa sociedade. Na escola onde meu irmão mais novo estuda, a direção pedagógica prepara todo ano uma mostra cultural e o tema da do ano passado foi "dia da família". Os alunos do 6º ao 9º ano preparam diversos cartazes e exposições acerca do tema, priorizando o respeito e a diversidade. É um projeto muito necessário nas escolas, para que as crianças cresçam desconstruídas e cada vez mais empáticas.
Comments